Na manhã desta segunda-feira (10), foi dada a largada à programação oficial do Espaço Impulso, espaço dedicado à inovação no agronegócio, durante a 37ª edição do Show Rural. O evento, fruto da parceria entre a Coopavel e Itaipu Parquetec, tem como objetivo difundir tecnologias e inovações que possam beneficiar diretamente o produtor rural. Criado há três anos, o Espaço Impulso promove uma valiosa troca de experiências entre startups e empresas, estreitando laços e ampliando as possibilidades no campo da inovação.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o diretor geral da Itaipu, Enio Verri, o diretor superintendente do Parquetec, Irineu Colombo, além de deputados e representantes do setor. Grolli, ao abrir o evento, fez questão de agradecer aos dirigentes da Itaipu pela visão estratégica e pela parceria histórica com a Coopavel. "Que Deus continue nos abençoando para trazer homens e mulheres de visões estratégicas não para o momento, mas para os próximos cinco ou dez anos. O que mais me sensibiliza é ver pessoas com um pensamento grandioso para a sociedade como um todo e que buscam o desenvolvimento com constância e visão de futuro", destacou.
Durante sua fala, Grolli também ressaltou que o Brasil preserva aproximadamente 61% de seu território e que atualmente planta em apenas 9%. Ele destacou a tendência de ampliar as áreas de plantio de forma sustentável, com o uso de tecnologias inovadoras, especialmente os biológicos. “Este ano fizemos uma pesquisa para saber o que mais os produtores rurais defendiam. Eu imaginava que era ampliar a produtividade, mas a resposta deles foi ‘o que mais quero é preservar o meio ambiente’. Tanto é, que o slogan do Show Rural deste ano é Nossa natureza fala mais alto, pois o que buscamos é a preservação e a sustentabilidade”, afirmou.
Enio Verri, diretor geral da Itaipu, abordou a importância de unir inovação e meio ambiente. "Pensar em inovação e meio ambiente é algo novo. O que o Dilvo disse é fantástico, é possível sim aumentar a produtividade sem derrubar árvores. Para isso, temos que romper paradigmas, pensar fora da caixinha e avançar cada vez mais", afirmou Verri. Ele também enfatizou a necessidade de repensar conceitos e decidir o caminho que o agronegócio e a sociedade irão seguir para um futuro mais sustentável.
Verri reforçou a parceria da Itaipu com a Coopavel, destacando a importância de investir nas duas pontas – inovação e desenvolvimento. Em um anúncio significativo, o diretor revelou que a Itaipu assumirá a construção do barracão da agricultura no Show Rural, com um investimento estimado em R$ 2 milhões. "Queremos garantir um espaço para que, no próximo ano, os agricultores que quiserem mostrar o que produzem com o suor do seu rosto e com o auxílio da ciência tenham isso garantido aqui no Show Rural", afirmou Verri.
A programação do Espaço Impulso segue até sexta-feira (14), com uma série de atividades voltadas para a disseminação de novas tecnologias e práticas sustentáveis no agronegócio. Entre as atrações, destaca-se o lançamento do Hackathon Fruit Cultura, que promete impulsionar ainda mais a inovação no setor.
Mín. 17° Máx. 27°