A intercooperação entre a Carpil, cooperativa de Palmeira dos Índios (AL), e a Coopavel já dura quase 30 anos e é a mais antiga do Brasil. Pelo 28º ano consecutivo, uma caravana de produtores, pesquisadores e técnicos do Nordeste marca presença no Show Rural Coopavel, evento reconhecido por impulsionar o agronegócio com tecnologia e inovação.
Liderando a delegação, Luciano Monteiro, presidente da Carpil, reforça a importância da participação no evento. "O Show Rural Coopavel é uma das maiores universidades a céu aberto do mundo. Neste ano, estamos focados nas inovações em bioinsumos, um setor essencial para reduzir gastos com biofertilizantes e diminuir o uso de produtos químicos", explica Monteiro.
A caravana reuniu 70 pessoas e percorreu impressionantes 3,8 mil quilômetros em quatro dias de viagem, com apenas uma parada em hotel para descanso. Entre os participantes estavam pesquisadores, técnicos de extensão rural, jovens, mulheres, produtores e dirigentes de cooperativas, além do vice-prefeito e técnicos de estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas.
Os impactos da intercooperação entre Carpil e Coopavel já trouxeram mudanças significativas para a região Nordeste. Monteiro destaca que a mandiocultura passou por uma verdadeira revolução, com a comercialização da parte aérea da mandioca como silagem para alimentação animal. "Antes era um resíduo descartado, hoje vendemos por R$ 1 mil a tonelada, enquanto a raiz custa R$ 600. É uma grande evolução", afirma. Outro avanço importante foi a adoção da terceira ordenha na bovinocultura leiteira, além da implantação de duas safras anuais de milho na região, inspiradas no modelo paranaense.
Para Monteiro, o Show Rural Coopavel tem um papel fundamental na modernização do agronegócio nordestino. "Este evento é um porto seguro para quem deseja mudar e apostar no novo. Aqui encontramos tudo o que há de mais avançado nos maiores eventos de tecnologia do mundo, concentrado em um só lugar", ressalta. Ele também destaca a contribuição do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e do coordenador geral do Show Rural, Rogério Rizzardi. "O aprendizado que tivemos com eles ao longo dos anos transformou a realidade de muitos dos nossos municípios".
A edição deste ano do Show Rural segue reunindo milhares de visitantes e sendo palco de inovações que impactam o futuro do agronegócio no Brasil.
Mín. 17° Máx. 27°