Durante o 37º Show Rural Coopavel, que será realizado de 10 a 14 de fevereiro de 2025, o uso de drones para filmagens e fotografias deverá seguir rigorosas normas de segurança, com a obrigatoriedade de autorização prévia de órgãos competentes. A medida visa garantir a segurança de todos os participantes do evento e o cumprimento das regulamentações da Polícia Civil e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Para que o uso dos drones seja permitido nas áreas do parque, é necessário que o interessado consulte previamente a Polícia Civil, que manterá uma unidade móvel no local durante toda a duração do evento. Além disso, para voos dentro da área do parque, a autorização do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão responsável pelo controle do tráfego aéreo, também é exigida.
Quem não seguir essas orientações e utilizar drones de maneira irregular estará sujeito a penalidades criminais e poderá ter o equipamento apreendido, conforme as determinações dos agentes da Polícia Civil.
O proprietário ou operador do drone deverá apresentar, durante a consulta aos órgãos responsáveis, a documentação necessária para comprovar que o equipamento está de acordo com as normas estabelecidas. Essas exigências incluem protocolos de segurança da ANAC, visando à proteção de todas as pessoas presentes no evento.
Segundo Rogério Rizzardi, coordenador geral do Show Rural, a preocupação central é com a segurança das pessoas envolvidas no evento:
“Todas as regras e orientações quanto à utilização de drones para a captação de imagens e fotografias devem ser cuidadosamente observadas e seguidas”, destaca.
Para garantir que o uso dos drones esteja em conformidade com as normas, os seguintes documentos e autorizações são exigidos:
O Show Rural Coopavel reafirma o compromisso com a segurança e convida todos os participantes a seguirem as regulamentações para que o evento ocorra de forma tranquila e dentro das normas legais estabelecidas.
Mín. 16° Máx. 25°