Uma técnica de cultivo que usa luzes de LED para estimular as plantas durante a noite e em dias nublados será testada na próxima terça-feira, 27, em uma área experimental da Fienile no Show Rural Coopavel, em Cascavel, Paraná.
A empresa, que é de Minas Gerais, espera obter uma produtividade superior à média regional com a tecnologia Irriluce, que consiste na junção de módulos LED acoplados ao pivô de irrigação.
A colheita de grãos será acompanhada por diretores e técnicos da Fienile, da Coopavel e de produtores rurais, que poderão conhecer os benefícios da suplementação luminosa. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, também estará presente. A recepção será com coffee-break, no Espaço Impulso, onde serão informadas sobre as tecnologias apresentadas.
No parque, foram plantadas soja, milho e feijão em dois níveis de tecnologia: um com a Irriluce, irrigação d’água e um conjunto de tecnologias e manejo; e outro com a Irriluce e o conjunto de tecnologias e manejo, mas sem a irrigação d’água. A Fienile afirma que a suplementação luminosa requer um aparato tecnológico que inclui a vazão d’água, a nutrição e a recuperação de estrutura de solo, o manejo com remineralizadores de solo, entre outras.
A Fienile participa do Espaço Impulso, uma iniciativa da Coopavel e do Parque Tecnológico Itaipu, que visa promover as conexões para gerar inovação no ambiente do agronegócio, por meio de programas de inovação aberta. O Espaço Impulso foi inaugurado em fevereiro de 2022.
Mín. 11° Máx. 26°