O uso da nuvem para conectar e integrar os dados coletados por diferentes dispositivos e sensores no campo foi um dos temas debatidos no Iguassu Valley Show, um fórum de inovação aberta realizado dentro do Show Rural Digital, durante a 36ª edição do Show Rural Coopavel 2024, que acontece em Cascavel, no Paraná.
O evento, que reúne mais de 500 expositores e espera receber cerca de 300 mil visitantes, tem como objetivo apresentar as novidades e tendências tecnológicas para o agronegócio, desde máquinas e equipamentos até soluções digitais e de inteligência artificial.
Entre as palestras realizadas na Arena Hackathon Paraná do Show Rural Digital, destaca-se a que propôs o uso da nuvem para unificar as informações do campo, ministrada por arquitetos de soluções da AWS, a plataforma de serviços em nuvem da Amazon, e por um representante da Jacto, empresa brasileira de máquinas e implementos agrícolas.
Os palestrantes explicaram como a nuvem pode ajudar o produtor rural a armazenar, processar e analisar os dados gerados por drones, veículos, sensores e outros dispositivos, que podem ser de diferentes formatos e plataformas. Com isso, é possível obter insights e dicas para melhorar a produtividade, reduzir custos e otimizar o uso de recursos.
Um dos exemplos citados foi o de usar o histórico e as previsões climáticas para antecipar possíveis problemas na lavoura e orientar o produtor sobre quando irrigar ou não irrigar. Outro caso foi o de usar o peso da colmeia para avaliar a produção de mel das abelhas e sugerir possíveis ações para aumentar a rentabilidade
Leia também: Show Rural Digital 2024 reúne especialistas em tecnologia e cooperativismo.
Os palestrantes também mostraram como a nuvem pode possibilitar o uso de maquinário autônomo, que dispensa o motorista e executa as tarefas programadas com precisão e eficiência.
O Show Rural Coopavel 2024 segue até o dia 9 de fevereiro, com uma programação variada e diversificada, que abrange desde palestras e workshops até demonstrações e exposições de produtos e serviços voltados para o agronegócio.
Mín. 11° Máx. 26°