O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participou na manhã desta quarta-feira, 7, do Show Rural Coopavel, em Cascavel, um dos maiores eventos técnicos do setor agropecuário do Brasil.
Em sua visita, Fávaro ressaltou as ações do governo federal para atender às demandas e às expectativas do agronegócio brasileiro, que é responsável por grande parte do PIB e das exportações nacionais.
Entre as medidas citadas pelo ministro, estão o lançamento do maior Plano Safra da história do País, que disponibilizou R$ 400 bilhões ao setor, a liberação de mais R$ 4 bilhões para produtores rurais investirem em novas tecnologias, a abertura de 78 novos mercados aos produtos nacionais, em 39 países, e a revisão dos protocolos sanitários para a importação de tilápias do Vietnã.
Leia também: Show Rural Coopavel 2024 recebe autoridades e destaca agricultura familiar
Fávaro também anunciou que já começaram as operações do pré-custeio para a nova safra, fator que garante mais tranquilidade ao campo, e que o desafio para 2024 é conseguir acesso às proteínas nacionais aos mercados do Japão e Coreia do Sul. Além disso, ele mencionou a importância dos estoques reguladores, uma estratégia do governo para dar mais estabilidade ao setor.
O ministro elogiou o Show Rural Coopavel, que reúne as principais tecnologias locais, nacionais e mundiais para o produtor rural, e agradeceu a recepção do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Ele também destacou o papel das cooperativas e das empresas na qualidade, competência e sanidade do agro brasileiro.
O secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, acompanhou o ministro e afirmou que o governo está alinhado com o setor produtivo nacional. Ele também falou sobre a necessidade de debater temas fundamentais como infraestrutura, melhorias no seguro agrícola, entre outros.
O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, também esteve presente e lembrou das dificuldades de preços e perda de safra que afetaram os produtores. Ele disse que, com união e trabalho, será possível encontrar a melhor saída para atender os produtores. Ortigara projetou que o Brasil deverá chegar em poucos anos a 36 milhões de toneladas de proteínas produzidas e a 400 milhões de toneladas de grãos.
O Show Rural Coopavel é uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro e recebe milhares de visitantes de todo o país e do exterior.
O evento oferece aos produtores rurais as mais recentes novidades em máquinas, equipamentos, insumos, pesquisa, serviços e gestão. O Show Rural também conta com a participação de diversas instituições financeiras, que oferecem linhas de crédito e condições especiais para os produtores.
O portal de notícias Campos Gerais Rural está participando novamente do evento, cobrindo as principais informações e novidades do Show Rural 2024.
Mín. 11° Máx. 26°