O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participou da cerimônia de abertura do 36º Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro.
Na ocasião, ele anunciou a adoção de inúmeras medidas para fortalecer a agricultura familiar, dando mais autonomia ao setor e melhorando os seus resultados.
Entre as medidas, estão o aumento do crédito e das linhas especiais de financiamento, o acesso a novas tecnologias e incentivos, como o apoio aos laticínios de leite in natura, e o investimento de R$ 1 bilhão em programas de segurança alimentar. Teixeira afirmou que essas ações visam ampliar o mercado e a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais.
Leia também: Show Rural Coopavel 2024 recebe autoridades e destaca agricultura familiar
O ministro elogiou o Show Rural como um evento importante para levar novos conhecimentos ao campo, permitindo ao agropecuarista produzir mais e melhor. Ele mencionou que vai conversar com a Itaipu e o governo para tentar viabilizar recursos para aumentar o espaço destinado à agricultura familiar no Show Rural.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, lembrou que o Paraná é basicamente um Estado formado por pequenos agricultores, que somam 74% do total. Ele destacou que o Show Rural é uma espécie de sala de aula que aproxima o melhor em tecnologias, desenvolvidas por empresas, diretamente ao agricultor.
O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, ressaltou que o Paraná tem a melhor agricultura do Brasil, com mais de 40 cadeias produtivas, e que grande parte disso é feito por pequenos agricultores.
O Show Rural Coopavel segue até sexta-feira, 9, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
O Campos Gerais Rural está participando novamente do evento, cobrindo as principais informações sobre a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.
Mín. 13° Máx. 23°