Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início de 2024 trará chuvas abaixo da média em extensas áreas da região Norte, assim como em partes da Região Sul e nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nas consideráveis porções das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, incluindo áreas do Pará e Paraná, a expectativa para janeiro é de precipitação total dentro ou ligeiramente acima da média.
O prognóstico do Inmet sugere também que a safra de grãos 2023/24 pode sofrer impactos em diferentes regiões produtoras. Nas áreas do Matopiba (região composta por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a escassez de chuva registrada em outubro e novembro manteve os níveis de umidade no solo muito baixos, prejudicando as fases iniciais dos cultivos de verão.
Para janeiro, a previsão é de que os níveis permaneçam baixos, mantendo condições de déficit hídrico e um aumento na evapotranspiração devido às elevadas temperaturas.
Na região Central, espera-se chuvas mais regulares, contribuindo ainda mais para a recuperação dos níveis de umidade no solo e favorecendo as culturas em estágios fenológicos com maior necessidade hídrica.
No Sul, os volumes de chuva devem manter os níveis de umidade no solo elevados, embora com menor probabilidade de resultar em excedente hídrico em algumas localidades. O instituto sugere que a redução no volume de chuva em comparação com os meses anteriores pode beneficiar a retomada do plantio das culturas da primeira safra em regiões com atraso.
Temperatura
No primeiro mês de 2024, as temperaturas devem ser acima da média em praticamente todo o país, com valores superiores a 25ºC. No Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a temperatura média poderá alcançar os 30ºC.
Já no centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte e oeste do Paraná, são previstas temperaturas próximas à média. No oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.
Fonte: Janeiro: como será o clima no Brasil? — Ministério da Agricultura e Pecuária (www.gov.br)
Mín. 13° Máx. 23°