Ponta Grosa está entre os principais municípios do Brasil para se investir na agropecuária. É o que indica o estudo ‘Melhores Cidades para Fazer Negócios’, elaborado pela Urban Systems. De acordo com o levantamento divulgado na quinta-feira (3), a cidade princesina é a 30ª colocada em todo o país e a 4ª do Paraná, atrás apenas de Paranaguá, Colombo e Campo Largo no ranking entre as cidades paranaenses.
Para o estudo, na área da agropecuária, foram considerados os requisitos: empregos no setor com média e alta remuneração; crescimento da produção da lavoura permanente em valor de produção; crescimento da produção da lavoura temporária em valor da produção; produtividade da lavoura permanente (valor da produção por área colhida); produtividade da lavoura temporária; crescimento da produção pecuária; exportação agropecuária. Os dados coletados são referentes às pesquisas do IBGE, do Ministério da Economia e outras oficiais do país.
No ranking nacional, as cidades que tiveram os melhores desempenhos no setor do agro foram Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Brusque (SC). Em seguida aparece Paranaguá, na 4ª colocação. Além dessa, as cidades paranaenses que foram consideradas as melhores para se investir na área da agropecuária foram Colombo (20º), Campo largo (29º), Ponta Grossa (30º), Toledo (32º), Londrina (34º), Almirante Tamandaré (44º), Araucária (46º), Guarapuava (54º), Cascavel (55º), Umuarama (74º), São José dos Pinhais (80º) e Piraquara (96º). Para o estudo, foram ranqueadas as cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes.
No ranking geral das melhores cidades para investimentos no agro, as principais participações são de municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Juazeiro, na Bahia, foi a primeira colocada. A cidade é destaque na agricultura irrigada, sendo polo do setor agropecuário do estado, com destaque para a fruticultura, principalmente na produção de uvas. O município registrou um aumento no comércio exterior de um ano para outro, saldo positivo de empregos e crescimento na produção, com mais de 50% na lavoura permanente.
Já Ponta Grossa é destaque na produção estadual de trigo, soja, milho e cevada. O município está entre os 40 que mais exportam no Brasil e o 5º no Paraná, com destaque para o comércio exterior da soja, sendo um dos principais do estado.
Além de ser destaque no agro, Ponta Grossa também aparece entre as 100 melhores cidades para investimentos na área do comércio, mercado imobiliário e educação. No setor comercial, Ponta Grossa está na 75ª posição entre todas as cidades do país com mais de 100 mil habitantes. No ramo do mercado imobiliário, o município dos Campos Gerais aparece na 83ª posição; e na educação Ponta Grossa é considerada a 19ª cidade do Brasil para fazer negócios na área.
A Urban Systems é uma empresa especializa em análise de dados demográficos para levantamento de tendências em mercados e cidades. O estudo ‘Melhores Cidades para Fazer Negócios’ foi elaborado com exclusividade para a revista Exame.
Mín. 13° Máx. 23°