Duas cidades da região dos Campos Gerais foram responsáveis por alavancar o crescimento da produção de mel no Paraná e possibilitar que o estado se tornasse o mais participativo na apicultura nacional. Os municípios que puxaram os bons resultados são Ortigueira e Arapoti.
De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essas duas cidades lideram também o ranking nacional, com Ortigueira produzindo 795 toneladas de mel em 2019 e ocupando a primeira colocação; e Arapoti na terceira posição.
Conforme a PPM, o Paraná tem 15,7% de participação na produção de mel. Rio Grande do Sul segue logo em seguida, com 13,6%. Até 2018, o ranking era invertido, com o estado gaúcho liderando o ranking de produtividade.
De 2015 a 2019, o Paraná cresceu 15% na produção de mel. No ano passado, cerca de 7.229 toneladas do produto foram produzidas no estado, rendendo R$ 7,2 bilhões aos apicultores. De 2018 para 2019, o índice cresceu 14,6%, segundo os dados coletados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
No Brasil a prática da apicultura é marcada pela exploração econômica da abelha do gênero Apis e espécie A. melífera.
Como o mel é produzido pelas abelhas?
A fabricação do mel inicia quando as abelhas operárias coletam o néctar das flores. Quando elas voltam para a colmeia, já durante o transporte, o néctar começa a ser transformado em mel, pela ação de duas glândulas que produzem a invertase e a glicose oxidase. A invertase faz o açúcar do néctar se transformar em glicose e em frutose. Já a glicose oxidase torna uma quantidade de glicose em ácido glicônica, fazendo com que o mel fique ácido, protegendo-o de bactérias.
Vários fatores podem influenciar na produção de mel, como a temperatura, as chuvas, o vento, altitude, o espaço disponível, a qualidade genética e o próprio manejo das colmeias. Por isso, o ideal é conhecer técnicas de manejo para a produção de mel. O Sebrae elencou algumas dicas. Confira aqui.
Mín. 13° Máx. 23°