Um industriário da região dos Campos Gerais está colocando em prática o desejo de muitos proprietários e produtores rurais: construir seu próprio Barn. A construção agrícola típica norte-americana é presença constante em filmes ambientados na área rural dos Estados Unidos, e mesmo que não seja comum em terras brasileiras, aqui é popularmente conhecida como celeiro.
Localizado na cidade de Teixeira Soares, na propriedade do engenheiro eletricista Paulo Francis Brunoski, o Barn tem 42 metros quadrados e é construído em madeira de pinus autoclavado. “A ideia surgiu pela nossa paixão na cultura norte-americana e de visitas que fizemos no interior da Pensilvânia, onde conhecemos alguns exemplos de Barns. Trouxemos um pouco dessa cultura para nossa propriedade, no local onde antes havia um pequeno paiol”, explicou Paulo.
Com o hobby de trabalhar com madeiras, o proprietário decidiu construir o celeiro por conta própria, mesmo com pouco conhecimento em engenharia civil e construção predial. “Comecei estudar sobre a construção do Barn, com a ideia de fazer uma pequena oficina para armazenar suprimentos para os animais, ferramentas de manutenção do campo e abrigo para o carro”, explicou Paulo.
De acordo com o CEO da TWBrazil, Leonardo Puppi Bernardi, empresa que forneceu as madeiras utilizadas na construção, além do formato clássico, é possível fazer celeiros no estilo Barn norte-americano em diferentes escalas e para diversos usos, como armários para jardim, salão de festas, oficinas e o que mais a imaginação permitir.
Como fazer um Barn em sua propriedade?
Para construir o próprio Barn, ou celeiro americano, o primeiro passo é ter um projeto, que pode ser encontrado para download ou compra em sites americanos, ou realizado por um carpinteiro. Além disso, segundo Bernardi, para colocar em prática o projeto, são necessárias algumas poucas ferramentas de carpintaria, um bom fornecedor de madeiras tratadas - principalmente para garantir a qualidade e a durabilidade da construção - e a disponibilidade para colocar o celeiro em pé.
O Barn de Paulo está em construção desde janeiro de 2020, quando o proprietário iniciou o assessoramento técnico com a equipe da TWBrazil sobre o madeiramento e aplicação. Toda a estrutura do celeiro foi realizada em madeiras, com pinus autoclavado em forma de madeira maciça e compensados, da empresa de Ponta Grossa que processa e comercializa madeiras submetidas a tratamento preservativo, e que tem como finalidade tornar o material mais resistente.
A fundação escolhida para o Barn foi o concreto, com piso revestido em tijolos rústicos. Já as paredes estruturais, erguidas em apenas um dia, foram feitas com encaixe e parafusada. De acordo com Paulo, um dos maiores desafios do projeto foi desenvolver as angulações do telhado. A escolha do proprietário foi pelo modelo shingle, devido a facilidade da angulação. Todo o trabalho de instalação foi realizado com a ajuda dos familiares.
“Durante a construção, foi possível perceber uma série de vantagens, como a fundação simples, a agilidade na montagem, o custo-benefício ao utilizar pinus autoclavado, e um detalhe importante, que é a limpeza, já que é uma construção limpa e ficam poucos resquícios de obras”, explicou Paulo.
Com o Barn quase finalizado, a ideia da TWBrazil é continuar a fomentar a cultura do "Do it Yourself" ou faça-você-mesmo, técnica comum nos Estados Unidos, Canadá e na Europa Setentrional, utilizando as madeiras tratadas para que as pessoas façam as suas próprias construções.
CONHEÇA A TWBRAZIL, clique aqui!
Mín. 13° Máx. 23°