Quarta, 21 de Outubro de 2020 04:03
(42) 99933-8602
Campos Gerais Rural Sementes da China

Paraná registra 14 recebimentos de pacotes de sementes não-solicitadas

Outras três pessoas receberam as sementes e plantaram irregularmente

29/09/2020 13h30
52
Por: Redação
Paraná registra 14 recebimentos de pacotes de sementes não-solicitadas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) reforçaram o alerta sobre o recebimento de pacotes de sementes não solicitadas. No Paraná, conforme a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), foram 14 casos de recebimento das sementes registrados oficialmente até a segunda-feira (28). A suspeita inicial é de que se trata de sementes enviadas por remetentes da China.
Foram 6 casos em Curitiba, 1 em Colombo, 2 em Paranavaí, 1 em Marechal Cândido Rondon, 1 em Cascavel, 1 em Maringá, 1 em Rolândia e 1 em Fazenda Rio Grande. Conforme a assessoria de imprensa da Seab, essas sementes já foram recolhidas e enviadas ao Mapa para uma análise laboratorial. Ainda não há estimativa para quando deve sair o resultado sobre as características biológicas das sementes.
A Adapar também registrou três casos em que as pessoas plantaram as sementes que receberam. Essas situações aconteceram em Paranavaí, Londrina e Maringá. A orientação da Seab é que as pessoas acionem a Adapar para fazer a coleta das plantas e analisá-las em laboratório.
O alerta do Mapa é de que a importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de poderem causar prejuízos na fauna, na flora e também econômicos. Em caso de recebimentos de sementes não solicitadas via correio, o ideal é entregar o material para a Adapar ou para alguma unidade do Mapa. Não é aconselhável plantar, queimar e abrir o pacote
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias