Quarta, 21 de Outubro de 2020 02:20
(42) 99933-8602
Campos Gerais Rural CGRural

AGRICULTURA URBANA: Saiba como cultivar hortaliças em casa

Confira dica e soluções caseiras que vão ajudar a sua horta

28/09/2020 13h23
150
Por: Redação
AGRICULTURA URBANA: Saiba como cultivar hortaliças em casa

Durante a pandemia do coronavírus, uma das práticas que ganhou visibilidade no país é a agricultura urbana, marcada principalmente pela produção de horta nos quintais, terraços e espaços comunitários das cidades. Dentre as vantagens de se ter uma horta própria estão o custo baixo para a montagem, a produção de diversos alimentos saudáveis de fácil acesso para as famílias, o auxílio na economia e obtenção de renda, e também as propriedades terapêuticas que o cuidado com a horta podem proporcionar.

Diante da expansão da prática da agricultura urbana, o Campos Gerais Rural conversou com o engenheiro agrônomo e professor Michel Demiate para obter dicas de produção de horta nos espaços urbanos das cidades. Michel atua na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), da Prefeitura de Ponta Grossa, como um dos responsáveis pelo programa ‘Horta em Casa’.

De acordo com Demiate, os primeiros passos para a implantação de uma horta é ter um terreno com uma área disponível, com média de 10 metros de comprimento e 15 metros de largura para a construção dos canteiros. Cada terreno, por sua vez, pode ter de largura 1,20 metro e 3 a 5 metros de comprimento, adequando conforme o consumo da família.

“É essencial que a área seja cercada com tela para evitar a entrada de animais, escolher locais planos com terra fértil, bem drenados e não encharcados. Para o preparo da terra, a utilização do calcário e do adubo orgânico será importante”, diz Michel.

Mudas ou sementes?

Segundo Michel, o plantio das sementes é recomendado para as espécies que não aceitam transplante, como por exemplo, a cenoura, o rabanete, nabo, feijão de vagem e o pepino. Na primavera, o período é propício para a plantação do feijão e do pepino. Na questão da colheita, o tempo previsto é variável. O rabanete pode ser colhido dentro de 30 dias, já o pepino, por exemplo, tem um tempo de colheita de aproximadamente 120 dias.

Já o plantio por meio de mudas é recomendado por Michel para as espécies que aceitam transplante, como, alface, beterraba, repolho, couve-flor, abobrinha, brócolis, salsinha e cebolinha. Com exceção da abobrinha, todas as culturas mencionadas podem ser plantadas durante o ano todo. Há uma variação entre 60 e 120 dias para serem colhidas.

“Entre setembro e dezembro, o período é mais propício para o plantio de abobrinha, tomate, berinjela, vagem e pimentão”, sustenta o agrônomo.

Cuidados diários

Conforme Michel, é importante que pelo menos uma vez ao dia as hortaliças sejam regadas, preferencialmente no início da manhã, por volta das 8h, ou no fim da tarde, perto das 17h30. A exceção são os dias chuvosos.

Outro cuidado que se deve ter com as hortas é em relação ao controle de pragas e doenças em hortaliças.

Alguns produtos caseiros podem ser feitos para obter o controle. As dicas do agrônomo são:

·         Água de fumo: utilizada para o controle e cochonilhas, lagartos e piolhos. Corte 10 centímetros de fumo em corda e o coloque em 1 litro de água. Depois, adicione 10 ml de álcool e deixe curtir por 24h. Dilua 1:10 e pulverize as plantas. Para consumir as hortaliças é necessário aguardar 48 horas após a pulverização.

·         Macerado de urtiga: utilizado para controle de pulgas e lagartas aplicadas ao solo. Aplique 500 gramas de urtigas frescas em 1 litro e água por dia. Dilua 1:10 e pulverize as plantas e o solo.

·         Água e sabão: utilizada para controle de cochonilhas, lagartas, pulgões e piolhos. Coloque 50 gramas de sabão caseiro em 5 litros de água quente. Deixe esfriar e pulverize nas plantas.

·         Águas de cinza: utilizada como repelente de diversas pragas. Misturar 2 quilos de cinzas com dez litros de água. Mexa bem e deixe de descanso por um dia. Coe e aplique sobre as plantas.

·         Barreiras com cinzas, cascas de ovo e carvão vegetal: utilizada para repelir as formigas cortadeiras. Faça barreiras contínuas de 15 centímetros de largura com cinzas, casca de ovo ou carvão vegetal.

·         Pão caseiro e vinagre: utilizado para controle de formigas por meio da fermentação. Coloque pedaços de pão embebidos em vinagre próximo às tocas, ninhos ou corredores e em locais em que as formigas estão.

·         Armadilhas de sacos úmidos: controla lesmas e caracóis. Espalhe sacos úmidos pela horta e deixe durante a noite.

As pessoas interessadas em adquirir mudas de hortaliças gratuitas por meio do programa ‘Horta em Casa’ da Prefeitura de Ponta Grossa podem entrar em contato com as associações de moradores de determinado bairro e contatar a Smapa pelo telefone 3220-1000, ramal 1246. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, mais de 100 mil mudas foram distribuídas às famílias no primeiro semestre de 2020.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 02h14 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

18° Sensação
13.3 km/h Vento
95.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias