A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) divulgou nesta sexta-feira (25), um relatório mensal de acompanhamento da safra relativa ao mês de setembro.
Na região de Ponta Grossa foram identificados os seguintes contextos:
Soja: o clima ainda está muito seco para o plantio da soja. Por enquanto houve cultivo apenas na região Sudoeste do Estado.
Milho: Apesar do período seco, 34% da previsão de plantio de milho para a temporada 20/21 já foi efetivada. A maior parte do plantio de milho ocorreu nas regiões de Ponta Grossa, Guarapuava e Região Metropolitana de Curitiba. A segunda safra de milho do período 2019/20 está sendo finalizada com 98% da área plantada já colhida.
Feijão primeira safra: há áreas plantadas na região de Ponta Grossa e Região Metropolitana de Curitiba, mas o produtor está preocupado com a escassez das chuvas.
Café: A colheita da safra de café 2020/21 já foi concluída e rendeu um volume de 943 mil sacas com 60 quilos no estado, repetindo a do ano passado, mas foi 10% a menos do que o esperado também por causa da irregularidade das chuvas.
Cevada: Segundo o Deral, a preocupação principal é com as lavouras da região de Ponta Grossa, onde a falta de chuvas pode provocar danos. No estado, a expectativa de colheita se mantém com um volume de 290 mil toneladas, 11% a mais do que no ano passado.
Para todo o estado, a estimativa da Seab é de uma produção de 24,3 milhões de toneladas para a safra de grãos de verão 2020/21, e 40,8 milhões de toneladas para a safra total de grãos 2019/20, que está em fase de encerramento.
Mín. 11° Máx. 26°