Pacotes de sementes em forma de “brindes” de produtos comprados pela internet, ou até sem a solicitação de encomendas, podem trazer pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no país, capazes de causar graves prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.
O alerta é da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) após relatos de recebimento de pacotes com as sementes sem serem solicitadas, via correio, em alguns estados brasileiros, inclusive no Paraná. Como o material é suspeito, a orientação é que ele não seja aberto, descartado e, muito menos, utilizado. Quem receber os pacotes deve procurar uma unidade da Adapar mais próxima, ou do Ministério da Agricultura.
Até quinta-feira (17), os fiscais da Adapar recolheram três pacotes de sementes, que serão encaminhados ao Ministério da Agricultura para análise. Dois vieram da região de Curitiba, e um da região de Paranavaí.
Nos três casos, as pessoas relataram que a origem do pacote é chinesa, e não se sabe a razão do envio. Uma delas, segundo a Adapar, havia realizado uma compra pela internet no ano passado, e agora recebeu apenas as sementes, da mesma origem.
Em caso de recebimento das sementes de forma suspeita é necessário entrar em contato com a Adapar pelo telefone (41) 3313-4000 ou pelo Fale Conosco, disponível em www.adapar.pr.gov.br.
Mín. 11° Máx. 26°