Quinta, 29 de Julho de 2021 06:49
(42) 99938-8770
Campos Gerais Rural Pandemia

Pandemia aumentou a utilização de internet no campo, aponta pesquisa

A compra e venda de insumos e produção está entre as principais formas de utilizar as tecnologias digitais

10/08/2020 13h04 Atualizada há 10 meses
1.086
Por: Redação
Pandemia aumentou a utilização de internet no campo, aponta pesquisa

A utilização de meios digitais no campo aumentou nos últimos meses, decorrente da pandemia do novo coronavírus. A constatação foi identificada na pesquisa do Embrapa, em parceria com o Sebrae e o Inpe, realizada entre os dias 17 de abril e 2 junho, com 504 agricultores e 249 empresas de agricultura digital em todo o país, através de questionários on-line. 

 

A possibilidade de usar a internet para buscar informações relacionadas ao trabalho no campo foi a ferramenta mais citada na pesquisa, seguida da utilização de aplicativos de celular ou programas para divulgação da produção e gestão da propriedade. Já as principais barreiras para a adoção das novas tecnologias, de acordo com os produtores, estão o alto custo de investimento, a falta de conexão à internet e a falta de conhecimento sobre as ferramentas

 

"Os números nos surpreenderam positivamente, com 84% dos produtores usando algum tipo de tecnologia digital associada à atividade agrícola. E a adesão constatada é em todo o sistema de produção: antes, dentro e depois da porteira", afirma o coordenador do estudo, Edson Bolfe, pesquisador da Embrapa Informática, em entrevista a revista Globo Rural.

 

Para 40% dos produtores que responderam o questionário, a compra e venda de insumos e produção está entre as principais formas de utilizar as tecnologias digitais. Antes da pandemia, essa relação comercial era comumente feita através de um representante comercial que ia até a fazenda. 

 

O acesso aos meios digitais também facilitou a venda direta ao consumidor nos últimos meses, especialmente em frutas e hortaliças, principalmente pela busca dos consumidores em comprar sem a necessidade de intermédio. "A agricultura digital já vinha crescendo, não aconteceu por causa da pandemia. Mas certamente toda  essa situação de distanciamento acelerou, e muito, esse processo", reforça Bolfe.

 

Com informações do Globo Rural.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias