Domingo, 25 de Outubro de 2020 13:46
(42) 99933-8602
Serviço Projetos

Horta Comunitária garante alimentação saudável durante pandemia

Com 78 canteiros disponíveis para o cultivo de mudas ou sementes, os alimentos produzidos no local estão sendo úteis para abastecer as casas das famílias

16/07/2020 20h43 Atualizada há 1 mês
1.549
Por: Redação
Horta Comunitária garante alimentação saudável durante pandemia

A horta comunitária do conjunto habitacional Costa Rica está rendendo bons frutos para as famílias da localidade neste período de pandemia do novo coronavírus. Com 78 canteiros disponíveis para o cultivo de mudas ou sementes, os alimentos produzidos no local estão sendo úteis para abastecer as casas das famílias e até gerar uma renda extra aos beneficiários que comercializam os produtos cultivados.

 

Para que o programa fosse viabilizado, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA), a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e a Copel foi firmada no fim de 2017.  Desde 2018, a SMAPA entrega mudas ao menos uma vez por mês para a comunidade e faz o assessoramento técnico para o plantio das culturas entregues. Comumente são entregues alfaces, repolho, cebolinha, brócolis, rúcula, couve manteiga e outros tipos de hortaliças, conforme os períodos de sazonalidade.

 

Desde o começo do programa, cerca de 20 mil mudas foram entregues. A última entrega foi feita no fim de junho deste ano e a próxima está programada ainda para julho. Nesse caso, por conta da pandemia da Covid-19, a SMAPA entrega as mudas para o líder comunitário do Costa Rica. Ele fica responsável por distribuir conforme as demandas das famílias do bairro.

 

Maria do Carmo Rodrigues é uma das moradoras que possui um canteiro na horta e diariamente vai ao local para cultivar suas plantações. Para a mulher, o espaço e as doações de mudas são propícias para o contexto atual de pandemia e de necessidade do distanciamento social.

 

“Na horta não tem aglomeração, é uma atividade ao ar livre que me faz bem. No meu canteiro o que eu mais tenho é alface, repolho e cheiro verde. Quando estão bons para colher, eu levo para casa, também vendo para ter uma renda extra e entrego para os meus pais que são idosos e necessitam de uma alimentação saudável”, diz Maria do Carmo.

 

Para o desenvolvimento do projeto, que integra o programa 'Cultivar Energia', a Copel forneceu a área para o plantio e a Sanepar auxilia na captação e utilização de água. Todas as famílias do bairro cadastradas pela Prolar têm acesso a uma faixa de aproximadamente 15 m².

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

23° Sensação
7.1 km/h Vento
47.8% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias