Quarta, 21 de Outubro de 2020 01:37
(42) 99933-8602
Serviço PANCs

Curso on-line ensina cultivar espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em pequenos espaços

Para a primeira turma foram disponibilizadas 10 mil vagas gratuitas, número que poderá ser ampliado a depender do público interessado em conhecer as espécies das PANCs e aprender sobre o seu cultivo em quintais, varandas e pequenos estabelecimentos rurais

07/07/2020 11h44 Atualizada há 4 semanas
912
Por: Redação Fonte: Embrapa
Curso on-line ensina cultivar espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em pequenos espaços

Você já experimentou uma Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)? Caso não, a Embrapa Hortaliças está com uma ótima oportunidade para que você insira esses alimentos em sua rotina alimentar.

 

“Produção de PANC para consumo doméstico” é o mais novo curso on-line oferecido pela instituição, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (6/07), pelo site www.embrapa.br/e-campo. Para a primeira turma foram disponibilizadas 10 mil vagas gratuitas, número que poderá ser ampliado a depender do público interessado em conhecer as espécies das PANCs e aprender sobre o seu cultivo em quintais, varandas e pequenos estabelecimentos rurais.

 

Tendo a rusticidade como principal característica, essas plantas apresentam qualidades nutricionais que representam um importante papel para a segurança alimentar das famílias, que terão à sua disposição alimentos que fornecem os nutrientes necessários para uma dieta saudável e diversificada.

 

São mais de 300 espécies catalogadas como PANC, sendo que 50 dessas plantas estão sendo objeto de ações de recuperação e multiplicação na Embrapa Hortaliças. O curso contempla as espécies mais conhecidas como almeirão-de-árvore, amaranto, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, cará-do-ar, caruru, chaya, chuchu-de-vento, dente-de-leão, fisális, jambu, major-gomes, mangarito, moringa, muricato, ora-pro-nóbis, peixinho, serralha, taioba e vinagreira.

 

“Além do debate acerca da segurança alimentar, a produção e consumo das hortaliças PANC também é uma forma de resgate histórico-cultural dos tempos em que o Brasil era um país predominantemente rural”, assinala o pesquisador Nuno Madeira, que desde 2006 vem coordenando os trabalhos com essas plantas. Segundo ele, “o plantio de uma horta doméstica com hortaliças PANC é muito mais facilitado, menos custoso e resistente a intempéries, uma vantagem em tempos de mudanças climáticas”.

 

Programação

 

No curso, o participante vai conhecer formas de começar uma horta PANC, como a preparação de compostagem e vermicompostagem, o uso de adubação verde, quais recipientes e solos mais adequados. E, ainda, planejar a produção de acordo com o espaço disponível, escolher as hortaliças PANC mais apropriadas e onde encontrar sementes e mudas para iniciar sua horta. Na programação também estão incluídos vídeos, leituras complementares e uma avaliação de aprendizagem.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias