Domingo, 25 de Outubro de 2020 14:03
(42) 99933-8602
CGRural na aRede Bem-estar

Como os suínos de produção são tratados nas fazendas de criação?

O programa conversou com uma zootecnista e repercutiu o vídeo da investigação da organização Mercy for Animals

01/07/2020 16h46 Atualizada há 1 mês
1.120
Por: Redação
Como os suínos de produção são tratados nas fazendas de criação?

A importância do bem estar animal e o tratamento dado a suínos de produção foi o tema da live desta terça-feira (30), do Campos Gerais Rural no portal aRede. O programa conversou com uma zootecnista e repercutiu o vídeo da investigação da organização Mercy for Animals, que denuncia maus-tratos em uma fazenda de porcos em Minas Gerais, e que tomou proporções nas redes sociais com a narração da apresentadora Xuxa Meneghel.

 

Um dos principais motivos do grande alcance da publicação, é que o Brasil ocupa, atualmente, o quarto lugar em maior produção de suínos a nível mundial. Somente em 2019, foram produzidos no país um total de 3,983 milhões de toneladas de suínos, destes, 81% foi para suprir a demanda do mercado interno e 19% que teve como destino a exportação.

 

 “Infelizmente o que aconteceu no vídeo foi uma situação muito triste, mas acredito que não representa a realidade do Brasil como um todo”, explicou durante a live a zootecnista,  mestre e doutora em Produção de Ruminantes, Eveline Alves, que reforça que o bem estar animal é importante para o rendimento da produção, já que suínos em situação de maus-tratos passam um nível de estresse que gera mau rendimento da carne.

 

De acordo com a especialista, existem padrões de bioseguridade, que são normas que devem ser seguidas para segurança dos animais e dos seres humanos, e que são fiscalizadas para a manutenção de uma produção saudável. Além disso, Eveline reforçou no bate-papo que a informação é o principal caminho para que as práticas de maus-tratos não sejam consideradas como regra no manejo animal.

 

O tratamento dado aos dejetos

 

Outro ponto do vídeo da organização de proteção animal que chamou a atenção, foi a denúncia de descarte irregular de resíduos, que na fazenda de criação era jogado em um rio. De acordo com a especialista, a prática do descarte não é recorrente. “Os dejetos dos animais vão para biodigestores e transformados em adubos para a plantação e geração de energia. Os dejetos tem muitos nutrientes, então não seria de interesse ao produtor jogar fora algo que pode trazer lucro para ele, e as pessoas que assistiram aquele vídeo não conseguem ver isso”, explicou.

 

Manejo correto dos suínos e legislação

 

 Além das normas de manejo correto e de produção, a zootecnista Eveline Alves reforça que existem leis e regras e acredita que nas imagens do Mercy for Animals os funcionários da fazenda não foram instruídos corretamente. “Nós temos no Brasil leis que proíbem isso, também temos um canal de denúncia do Ibama, então se você ver esse tipo de situação, por favor, denuncie. O produtor que não instrui seus funcionários a fazerem um manejo correto dos animais e de forma adequada realmente deve evoluir, melhorar, porque caso contrário, deverá ser punido de acordo com a nossa legislação”, explica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 13h50 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

23° Sensação
6 km/h Vento
43.5% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias