De acordo com o estudo publicado no periódico científico norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), um novo vírus de gripe encontrado em suínos entre 2011 e 2018 possui todas as características essenciais de se tornar um vírus pandêmico. A cepa “G4” do H1N1 foi analisada por uma equipe de pesquisadores chineses.
O estudo destaca os riscos destes vírus cruzarem a barreira das espécies e contaminarem humanos, principalmente em regiões com grande população da China, onde se concentram milhões de pessoas próximas à fazendas, criadouros, matadouros e mercados de produtos frescos.
A pesquisa revela ainda que trabalhadores de criadouros de porcos estudados apresentaram níveis elevados do vírus no sangue, ressaltando a importância do monitoramento em populações humanas, especialmente em trabalhadores da indústria de carne suína.
O estudo aponta que os porcos são considerados "recipientes de mistura" importantes para a geração de vírus pandêmicos de gripe e pediu uma "vigilância sistemática" do problema.
Em coletiva de imprensa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que vai analisar o estudo chinês com cuidado, dizendo que é importante colaborar com descobertas e se manter a par das populações de animais
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 27°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.