Terça, 25 de Janeiro de 2022 07:58
(42) 99938-8770
Geral Conheça

Conheça a Sequoia-gigante, a maior árvore do mundo

Conheça a Sequoia-gigante, a maior árvore do mundo

06/09/2019 08h01 Atualizada há 2 anos
8.128
Por: Vanessa
Conheça a Sequoia-gigante, a maior árvore do mundo

Com 115,55 metros de altura, tamanho equivalente a um prédio de 40 andares, a maior árvore do mundo é uma Sequoia-gigante, espécie localizada no Parque Nacional de Redwood, no estado norte-americano da Califórnia. Identificada no dia 9 de setembro de 2006, a árvore recordista tomou o posto da Statosphere Giant, também da espécie sequoia que possuía 112,83 metros de altura.

As sequoias são árvores gigantes que estão inseridas no grupo das gimnospermas. Elas são extremamente altas, atingindo de 85 a 115 metros de altura e diâmetros que variam entre 8 e 12 metros.  Outra característica principal da sequoia é a quantidade de madeira – por ser bastante fibrosa, somente a casca da árvore pode chegar a 60 cm de espessura na base do tronco, servindo como excelente proteção contra o fogo.

Além de ser a maior árvore do mundo, a Sequoia-gigante é conhecida por sua longevidade. A mais antiga conhecida é a que está localizada no Parque Nacional da Sequoia, também na Califórnia e que possui mais de 4.650 anos de existência. Por possuir características como a resistência e resiliência, a espécie é considerada um fóssil vivo, ou seja, pertencente a um grupo biológico atual que resistiu ao tempo e se manteve viva durante milhares de anos. 

Apesar de ser uma espécie encontrada em sua grande maioria no continente norte-americano, as Sequoias têm sido plantadas em regiões do Brasil para fins ornamentais e também para a adaptação da espécie, uma vez que em seu território de origem ela vem sendo constantemente destruída.

A maior espécie no Brasil

Apesar de não ter a maior árvore do mundo, o Brasil possui uma riqueza natural imensa – mais precisamente cerca de 56 mil espécies de plantas catalogadas – sendo algumas delas com grandes alturas. O maior exemplo é a Jequitibá-rosa, árvore símbolo dos estados de São Paulo e do Espírito Santo, e que é considerada a maior árvore nativa do Brasil, com dimensões que podem ultrapassar os 50 metros de altura e diâmetro superior a sete metros no tronco. 

Atualmente, a maior e mais antiga espécie do Jequitibá-rosa identificada está localizada no município de Camacã, na Bahia, e possui 48 metros de altura e 4,35 metros de diâmetro. Além disso, a árvore se tornou bastante conhecida através de alguns exemplares famosos, como o “Seu Rosa”, localizada em Campinas, o Jequitiba de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP) e o Jequitiba de Carangola (MG).

Texto: Gustavo Ban

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 07h51 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

18° Sensação
12.5 km/h Vento
72.4% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias