Até a primeira quinzena de junho, a capital do Paraná, Curitiba, ganha a primeira Fazenda Urbana do Brasil. Com investimento de R$ 3 milhões em um espaço de 4.435m² da Prefeitura, o empreendimento vai mostrar a complexidade do processo de produção de alimentos, que vai do campo à mesa, e incentivar o cultivo em espaços urbanos.
Localizada ao lado do Mercado Regional do Cajuru, as obras da Fazenda Urbana estão em finalização. No local terão composteiras, estufas, hortas comunitárias, uma cozinha escola, canteiros elevados para cadeirantes e um contêiner que funcionará como sala de atividades.
Serão mais de 60 projetos de agricultura orgânica, como a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos e chás - sempre culturas de ciclo curto. Com capacidade para receber entre 50 a 60 pessoas por dia, em diferentes atividades, a fazenda ainda contará com jardins de mel, a partir de abelhas nativas sem ferrão.
Além dos alimentos convencionais, as hortas terão as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e os canteiros estão sendo feitos com materiais recicláveis, como garrafas pet, telhas, dormentes, blocos de concreto, forros PVC e pallets.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.