Na tarde desta quarta-feira (20), 4 mil mudas de hortaliças foram entregues para a associação Arautos do Evangelho. A ação marca a retomada do programa ‘Horta em Casa’, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e tem como objetivo atender as demandas da população que desejam ter uma horta própria.
As mudas doadas servirão para constituir a horta da associação. O intuito dos religiosos é cultivar as hortaliças para o consumo próprio e, também, para entregar à comunidade da região de Uvaranas e aos que são atendidos pela entidade.
O programa ‘Horta em Casa’ estava suspenso desde março para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. Nesta semana o projeto retornou, adotando medidas de segurança para que as famílias continuem tendo acesso às mudas de forma saudável e com menos riscos possíveis.
“As mudas serão entregues somente para representantes de bairros ou associações. Essas pessoas ficarão responsáveis por distribuí-las entre os moradores e os interessados, de forma higienizada e com entregas separadas. O retorno do programa tem por objetivo principal proporcionar aos ponta-grossenses a possibilidade de terem alimentos saudáveis cultivados por elas mesmas, de forma gratuita e segura, com orientação técnica fornecida por um agrônomo da nossa secretaria. Essa é uma forma de fomentarmos o abastecimento da cidade”, ressalta o secretário da SMAPA, Bruno Costa.
Projeto ‘Horta em Casa’
Neste ano, cerca de 70 mil mudas já foram entregues em bairros, associações, Departamento Penitenciário (Depen) e outras instituições. Desde 2016, mais de um milhão de mudas foram distribuídas para a população em geral.
Para participar do programa é necessário entrar em contato com líderes comunitários ou associação de moradores e contatar a SMAPA para agendar as entregas. O telefone de contato é 3220-1000, ramal 1246. A secretaria também fornece mudas para o programa Hortas Comunitárias e para o plantio nas escolas municipais.
Mín. 16° Máx. 25°