Em 20 de maio é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial das Abelhas, data para reforçar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Por conseguirem visitar cerca de 7 mil flores por dia, as abelhas atuam como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas, assim como são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores.
A abelha é bastante importante para o Paraná, tanto que o Estado é o segundo maior produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Além da forte produção, em 2018 foram 7,4 mil toneladas produzidas em todo o Estado, o mel paranaense também é reconhecido pela qualidade, atestada com o registro de Indicação Geográfica concedido à produção de Ortigueira, nos Campos Gerais.
O município foi a primeira localidade a receber o registro por Dominação de Origem, em setembro de 2015. O registro é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a determinadas regiões geográficas, conhecidas por suas características de qualidade do produto.
Já o 20 de maio foi escolhido para a data por ser o dia do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.