Domingo, 25 de Outubro de 2020 14:31
(42) 99933-8602
Curiosidade Mel

Paraná é o 2° maior produtor de mel do país com destaque na qualidade da produção

As abelhas atuam como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas, assim como são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores

20/05/2020 07h45 Atualizada há 1 mês
2.090
Por: Redação
Paraná é o 2° maior produtor de mel do país com destaque na qualidade da produção

Em 20 de maio é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial das Abelhas, data para reforçar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Por conseguirem visitar cerca de 7 mil flores por dia, as abelhas atuam como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas, assim como são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores.

 

A abelha é bastante importante para o Paraná, tanto que o Estado é o segundo maior produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Além da forte produção, em 2018 foram 7,4 mil toneladas produzidas em todo o Estado, o mel paranaense também é reconhecido pela qualidade, atestada com o registro de Indicação Geográfica concedido à produção de Ortigueira, nos Campos Gerais. 

 

O município foi a primeira localidade a receber o registro por Dominação de Origem, em setembro de 2015. O registro é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a determinadas regiões geográficas, conhecidas por suas características de qualidade do produto.

 

Já o 20 de maio foi escolhido para a data por ser o dia do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 14h30 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

24° Sensação
6 km/h Vento
43.5% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias