Terça, 20 de Abril de 2021 22:41
(42) 99938-8770
Curiosidade Sucessão

Sucessão familiar: 04 dicas para fazer o processo sem maiores problemas

Sucessão familiar: 04 dicas para fazer o processo sem maiores problemas

11/05/2020 11h41 Atualizada há 11 meses
98
Por: Vanessa
Sucessão familiar: 04 dicas para fazer o processo sem maiores problemas

A sucessão familiar nada mais é que o processo de passagem de um empreendimento de uma geração para outra, mantendo em família a administração e manutenção do negócio. Como se trata de um procedimento que pode envolver e gerar conflito de interesses, ter um planejamento sucessório estratégico é fundamental. 

Por muito tempo, a sucessão familiar no meio rural era vista com dificuldade, principalmente pela falta de interesse dos sucessores em se manter no campo. No entanto, com o avanço da tecnologia, a aproximação entre o campo e a cidade aumentou e muitos jovens voltaram ter interesse em cuidar dos negócios rurais.

Nesse sentido, a participação dos sucessores no negócio familiar deve iniciar o quanto antes. Confira 04 dicas que vão ajudar no processo de implantação: 

1 - Planejamento de sucessão: 

A recomendação é iniciar o planejamento o quanto antes. Para isso, promova reuniões periódicas com os membros da família para mostrar o funcionamento da empresa. Outra indicação é estruturar um plano de sucessão familiar buscando a garantia da continuidade do negócio. O plano pode ser utilizado como condutor para os familiares e possibilitar decisões mais seguras no comando do negócio rural. 

2 - Documentação: 

Outro ponto que é bastante importante e que não deve ser esquecido é a manutenção em dia de toda a documentação do negócio, incluindo a regularização dos impostos. Com a papelada em dia, haverá menos problemas para o sucessor e maior chance de continuidade. 

3 - Gestão e descrição das atividades: 

Ao realizar a gestão do negócio familiar rural, os membros da família que vão suceder o negócio poderão visualizar todas as características da empresa rural, incluindo informações de safras, custos, rendimentos e benfeitorias. Ao realizar tal procedimento, o recomendado é realizar a descrição das atividades mais importantes, como a lista de compradores, fornecedores, preços e custos. Uma relação vai facilitar o sucessor

4 - Comunicação: No processo de sucessão familiar é necessário que exista comunicação entre os sucessores, principalmente para que não ocorra desencontro de informação. Para tanto, é necessário paciência, diálogo e regras estabelecidas para sucesso no processo sucessório.

Com informações do Aegro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias