Segunda, 23 de Maio de 2022 02:12
(42) 99938-8770
Tecnologia Pecuária

Pecuária de precisão contribui para desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e eficientes

Pecuária de precisão contribui para desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e eficientes

26/04/2020 21h32 Atualizada há 2 anos
492
Por: Vanessa
Pecuária de precisão contribui para desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e eficientes

O uso de tecnologias como identificação animal automatizada, dispositivos eletrônicos de pesagem, colares com sensores, bebedouros e cochos automáticos, termografia infravermelha e estações meteorológicas automáticas na pecuária de precisão pode contribuir no desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e mais competitivos. 

O uso dessas ferramentas possibilita identificar e medir consumo de alimentos e água, comportamento alimentar, frequência cardiorrespiratória, temperatura corporal, atividade e posição dos animais. Isso por que, os dados trazem indicadores produtivos, comportamentais e fisiológicos em benefício da saúde, produtividade e bem-estar dos animais.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Alberto Bernardi, a utilização da pecuária de precisão pelo produtor permite aumentar a eficiência do uso de insumos, reduzir as perdas, elevar a qualidade dos produtos agropecuários, diminuir esforços e otimizar o trabalho, refletindo em melhores condições de vida no campo. Os reflexos também atingem o meio ambiente, com mitigação de gases de efeito estufa, principalmente pela utilização eficiente dos insumos agropecuários e redução do consumo de água e energia elétrica para irrigação.

Pecuária para jovens

Outro benefício identificado com a aplicação da tecnologia é manter ou, ainda, atrair os mais jovens para área rural, já que o uso desses equipamentos exige conhecimento e habilidades de informática, eletrônica, mecânica, robótica, comunicação, além do conhecimento tradicional de agronomia, veterinária e zootecnia. “Esses conhecimentos multidisciplinares são necessários para que os dados de monitoramento e controle, individual ou em grupo, dos vários sensores disponíveis, sejam efetivos e possam orientar as decisões de manejo mais adequadas”, conta Bernardi.

No entanto, o pesquisador alerta que a pecuária de precisão não é a solução para todos os problemas. “O seu uso será mais eficiente, quanto mais eficiente for o sistema em que está sendo empregado. E um bom modelo agropecuário é aquele em que as boas práticas estão sendo utilizadas, e todos os conhecimentos agronômicos e zootécnicos aplicados da forma mais acertada”, destaca.

Com informações da Embrapa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 01h55 - Fonte: Climatempo
11°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 21°

11° Sensação
10.5 km/h Vento
91.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias