15°C 26°C
Ponta Grossa, PR
Publicidade

Qual a importância das redes sociais para o agronegócio?

Qual a importância das redes sociais para o agronegócio?

30/01/2020 às 13h31 Atualizada em 30/01/2020 às 16h31
Por:
Compartilhe:
Qual a importância das redes sociais para o agronegócio?

Em 2019, os usuários brasileiros de redes sociais passaram em média 3h34 por dia online, o que colocou o país em segundo lugar no ranking de tempo gasto em aplicativos. No período, foram cerca de 10 milhões de novos usuários ativos nas redes, um acréscimo de 8% em relação a 2018. Com a popularização dos aplicativos e o maior acesso à internet, as redes sociais ganharam novas configurações e usos, principalmente no que diz respeito aos negócios. 

De acordo com o especialista em Marketing Digital, Robson Netto, as redes sociais podem trazer inúmeros benefícios para diversas áreas do mercado, e no agronegócio não é diferente. “Pensar que o campo está muito distante do cenário digital é um pensamento ultrapassado”, explicou. Em 2017, a 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio – ABMRA, identificou que 61% de agricultores e pecuaristas do Brasil possuíam smartphones, destes, ¾ com acesso à internet e redes sociais, principalmente o WhatsApp, Facebook e Youtube. 

Especificamente no agronegócio, o impacto das redes sociais pode ser sentido na oferta de produtos e preços, no atrativo de público-alvo de forma mais efetiva, principalmente no Facebook, rede social que possui 130 milhões de contas ativas brasileiras, no WhatsApp e Instagram, e também no compartilhamento de informações, novidades e atualizações, já que são locais que, mesmo virtualmente, concentram e atingem muitas pessoas. 

O aumento de uso das redes sociais no setor pode ser reflexo da idade média dos produtores, que em 2017 era de 46,5 anos, e da maior especialização na área, já que no período, 21% dos entrevistados possuíam ensino superior completo. No início de 2020 a atualização da pesquisa será lançada, e há a expectativa que o acesso e o consumo às redes sociais tenha ampliado, já que a transformação digital está expandindo, amadurecendo e se consolidando. 

Para Robson Netto, o profissional da área que utilizar o potencial das plataformas digitais, estará um passo à frente em vários aspectos. “Além de ser uma ferramenta que possibilita a descoberta e estudo de novas tendências de mercado, redes como o Facebook e o Instagram são excelentes fontes de informação e compartilhamento de conteúdo. Outras plataformas de comunicação, como o WhatsApp e o Telegram, por exemplo, já são utilizadas para facilitar processos de trocas de ideias, fotos e vídeos em tempo real, e que ajudam agricultores e outros profissionais desde o planejamento inicial de seus produtos até a venda final”. informou o especialista. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ponta Grossa, PR
16°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 26°

16° Sensação
1.82km/h Vento
96% Umidade
41% (0.48mm) Chance de chuva
06h03 Nascer do sol
07h06 Pôr do sol
Seg 27° 16°
Ter 26° 16°
Qua 26° 16°
Qui 23° 16°
Sex 25° 18°
Atualizado às 00h13
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,81 +0,06%
Euro
R$ 6,00 +0,02%
Peso Argentino
R$ 0,01 +1,92%
Bitcoin
R$ 597,338,77 +1,26%
Ibovespa
124,619,40 pts -1.27%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias