Já imaginou um aplicativo para smartphone que permite identificar o nome e a espécie de um animal ou uma planta apenas com uma fotografia? Esse recurso já existe em diversas plataformas, e um deles é o iNaturalist, aplicativo gratuito para Android e iOS, disponível em português e que através de uma comunidade virtual, composta por especialistas e cientistas, ajuda a reconhecer as informações mais próximas da imagem capturada pelo celular.
Criado para contribuir como banco de dados ambiental, através da identificação e reconhecimento de espécies, o aplicativo possui versões disponíveis para alguns estados brasileiros, com o objetivo de incentivar a observação e o mapeamento da biodiversidade regional.
No Paraná, o iNaturalist está disponível através do projeto "Detetives da Natureza do Paraná", ação de educação ambiental de caráter permanente, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA, e que visa conectar as pessoas à natureza em diversas regiões do Estado, promovendo o conhecimento e a valorização da biodiversidade regional de forma colaborativa e voluntária.
No projeto "Detetives da Natureza do Paraná" já foram realizadas 25.660 observações, com a participação de 1.241 pessoas que contribuíram na identificação de 3.519 espécies de plantas, mamíferos, insetos, répteis, peixes, moluscos, anfíbios, fungos, aves e aracnídeos. Somente na região dos Campos Gerais, até o momento foram 98 observações, com a identificação de 75 espécies. Além de contribuir com o envio de imagens, ao baixar o aplicativo é possível ter informações sobre a fauna e flora de qualquer região do planeta, e notícias relacionadas ao meio ambiente.
Texto: Gustavo Ban
Mín. 3° Máx. 16°