Minicurso orienta o uso correto das terras

Minicurso orienta o uso correto das terras

A Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), promoveu nos dias 30 e 31 de Agosto o minicurso Conservação dos Solos em Sistema de Produção de Grãos. O curso contemplou teoria e prática e buscou aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais da agronomia em relação a preservação dos solos e das águas.


O presidente da AEACG, Rulian Bernardi Berger afirma que o curso é importante para o momento em que o estado do Paraná vive e destaca a importância dos profissionais buscarem uma produção sustentável “na prática os participantes observaram as texturas dos solos, relevo, erosão laminar que pode acontecer no plantio direto, entre outras técnicas e cuidados importantes para preservação dos solos e das águas” afirma o presidente.

Participantes do Minicurso  Conservação dos Solos em Sistema de Produção de Grãos realizam aula prática. 


A engenheira agrônoma que participou do evento, Neide Fabiola Giarola aborda que o objetivo do minicurso é despertar uma consciência crítica em relação a preservação dos solos e águas na área de produção rural “a intenção é mostrar para os agricultores e agrônomos que é possível produzir com altos rendimentos respeitando as caraterísticas ambientais do solo e da água”, afirma a engenheira.

Participantes do Minicurso Conservação dos Solos em Sistema de Produção de Grãos em aula teórica.


Para o engenheiro agrônomo Fabrício Tondello Barbosa o evento mostrou aos participantes que o solo demora para nascer, não se reproduz e morre muito fácil porque ele tem uma taxa de formação muito lenta e pode ser desgastado rapidamente pelo manejo inadequado, “nós mostramos [no curso] que as boas práticas são importantes para manter os solos e o ciclo hidrológico, sendo isso fundamental para a permanência do ser humano”, acrescenta.

Informações: Toninho Anhaia

Imagens: Giovani Guarnieri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *