Recorde na Cotação de Crédito Rural

Recorde na Cotação de Crédito Rural

Cotação de crédito rural da última safra de grãos fecha com recorde, entretanto, renda de produtor deve recuar. 📊

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a safra de grãos 2018/19 atingiu recorde com 240,7 milhões de toneladas.

O volume deste ano garante o melhor resultado da história, superando a safra anterior 2016/17, segundo a Conab. Os produtos com maiores aumentos de área plantada foram o milho segunda safra (819,2 mil ha), soja (717,4 mil ha) e algodão (425,5 mil ha). A soja apresentou crescimento de 2% na área de plantio, chegando a 35,9 milhões de hectares.

As culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada e triticale) apresenta leve aumento na área cultivada, passando de 546,5 mil ha para 552,2 mil ha. A produção de trigo, no entanto, deve ser de 5,5 milhões de toneladas, com área estimada em 1,99 milhão de ha, 2,4% menor que a área plantada em 2018.

No entanto, segundo projeções de analistas da MacroSector, renda de produtores deve diminuir. Ainda que pequeno, será o primeiro recuo desde 2010. Produtores alegam que operam com margens apertadas, especialmente por causa do tabelamento do frete, da alta do câmbio e da queda dos preços internacionais dos grãos.

Foto: Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *